O autor de «A Vida Secreta das Árvores» e «A Vida Secreta dos Animais» mostra-nos, neste livro, o quão sábia é a natureza e como as plantas e os animais interagem para sobreviver, prosperar e se multiplicar.
«Na natureza, não são só as engrenagens que estão ligadas umas às outras; tudo está ligado também por uma rede tão intrincada que, provavelmente, nunca seremos capazes de a compreender na sua totalidade. E isso é bom, porque significa que plantas e animais conseguirão sempre espantar-nos. É importante termos a noção de que mesmo pequenas intervenções podem ter consequências enormes, e que o melhor que temos a fazer é não interferir com nada na natureza em que não tenhamos mesmo de mexer.»
O The New York Times Book Review disse sobre «A Sabedoria Secreta da Natureza» que «O equilíbrio natural que Wohlleben descreve não é extraordinário, é simplesmente a natureza real da vida: um complexo de sincronias, simbioses, simetrias, caos, resistência e interdependência, um espetáculo que não vemos se não soubermos observar a natureza. Até que alguém com a generosidade, a curiosidade e a paixão de Wohlleben nos abre os olhos para essa beleza».