2025-01-28

O pouco que sabemos sobre a Arte de Amar

Um clássico do século XX, indispensável à compreensão do comportamento humano. Uma leitura que ajuda a tomar consciência do desafio que é amar e de como a arte de amar pode realmente transformar o mundo.

Partilhar:

A crença de que o amor é algo natural e intrínseco ao ser humano pode ser contestada. Afinal, basta amar o «objeto de amor certo»? Ou amar exige um árduo trabalho de consciência? Erich Fromm não promete ter a solução para todos aqueles que esperam uma fórmula mágica, mas apela a uma reflexão profunda sobre a forma como se pensa e expressa as diferentes formas de amor. Para o autor, «a arte de amar» implica, sobretudo, um processo de autoanálise, no qual cada um dos indivíduos escolhe pensar sobre as suas relações de forma crítica.

A Arte de Amar. O amor como força vital apresenta um desafio aliciante: estamos ainda longe de compreender a radicalidade do amor – o que poderemos fazer para amar verdadeiramente? Esta pergunta é tão fundamental e inovadora nos nossos dias como o era para os primeiros leitores desta obra, em 1956. Para encontrar a resposta, o psicanalista Erich Fromm elabora uma reflexão profunda, mas acessível sobre as riquezas e os riscos das diversas formas de amor (parental, filial, fraterno, erótico, romântico, religioso, místico), baseando-se na sua experiência como psicanalista e nas principais tradições religiosas e filosóficas do Ocidente e do Oriente. Traduzido para mais de vinte e oito idiomas e com mais de seis milhões de exemplares vendidos só nos Estados Unidos, A Arte de Amar é um clássico do século XX, indispensável à compreensão do mundo em que vivemos e dos nossos próprios anseios, desejos e frustrações.

A Arte de Amar chega às livrarias a 6 de fevereiro.