Todos temos um lado mais sombrio. Este manifesta-se diariamente sob a forma de irritabilidade, impaciência, raiva, inveja ou egoísmo, sentimentos que podem ser assustadores e difíceis de aceitar. Contudo, negá-los pode gerar dor e sofrimento, e impedir que concretizemos todo o nosso potencial. O trabalho sobre a sombra propõe uma abordagem diferente. Partindo do pressuposto de que «a sombra não é um problema a ser resolvido ou um inimigo a ser conquistado», esta abordagem defende que o lado mais sombrio é «um campo fértil a ser cultivado».
Em O Efeito Sombra, Deepak Chopra, Debbie Ford e Marianne Williamson, autores bestseller no campo da espiritualidade e do desenvolvimento pessoal, oferecem uma perspetiva única e confiável do trabalho sobre a sombra, uma abordagem popular entre a comunidade do TikTok, que cresceu para lá das redes sociais, chegando a outros públicos. Mostrando que o lado mais sombrio pode ser a chave para libertarmos a nossa força interior e encontrarmos a felicidade, os autores argumentam que «é apenas ao assumir a nossa dualidade que nos libertamos dos comportamentos passíveis de nos derrubar».
Dividido em três partes, o livro proporciona «um entendimento global e multifacetado do modo como a sombra nasceu dentro de nós, de como ela funciona nas nossas vidas e, mais importante, do que podemos fazer para descobrir as dádivas da nossa natureza verdadeira». Explicando que «o trabalho sobre a sombra, tal como descrito neste livro, é mais do que um processo psicológico ou um arroubo intelectual» – é «uma prescrição para solucionar problemas que não foram resolvidos» –, os autores assumem que é possível sarar as feridas, talhar novos caminhos e encontrar a felicidade.
O livro chega às livrarias a 5 de setembro.