2024-06-12

Como envelhecer bem?

Para a Vida Toda Valer a Pena Viver da médica Ana Claudia Quintana Arantes oferece um olhar franco, arrojado e otimista da passagem do tempo. A obra chega às livrarias dia 20 de junho

Partilhar:

É talvez uma das fases mais desafiantes e, na verdade, a mais certa (se tivermos sorte): o envelhecimento. Porém, não temos por hábito preparar esta etapa. No seu livro Para a Vida Toda Valer a Pena Viver – Pequeno Manual para Envelhecer com Alegria, a médica Ana Claudia Quintana Arantes oferece-nos uma metodologia prática para começar desde já a trabalhar para o outono da vida, sem nunca perder a jovialidade e a alegria de viver.

 

Cuidar do corpo é fundamental, mas há outros truques essenciais que a especialista em cuidados paliativos considera essenciais como criar e alimentar as relações humanas; conviver com os lutos ou cultivar as boas lembranças. «Envelhecer é um processo complexo, que não se limita à saúde física e envolve o bem-estar mental, as emoções e a sociabilidade. Aqui proponho nove pilares para começar a construir hoje uma velhice boa, feliz e preenchida pela coragem de viver», escreve.

 

A prosa de Ana Claudia Quintana Arantes é sempre cativante, dando-nos exemplos práticos ou fazendo-nos lembrar filmes especiais como os da série «Piratas das Caraíbas», protagonizados por Johnny Depp (Jack Sparrow). «Neste filme [A Maldição do Pérola Negra], fui apresentada a um tesouro: a bússola de Jack Sparrow, um objeto que todos supunham avariado porque não apontava para norte; apontava para onde o coração de Jack queria estar. É assim que ele encontra o Pérola Negra. A sua bússola mostrou-lhe onde ele queria estar, e esse lugar era o navio em que vivera tantas aventuras e que lhe trazia felicidade, onde gostaria de passar o resto da sua vida. Quando estamos onde o nosso coração deseja estar, vivemos uma vida bem vivida. Todos devíamos estar atentos à “bússola avariada” que habita dentro de nós. Essa bússola irá indicar-nos como deve ser o nosso “Durante feliz”.»