2022-02-25

As árvores podem salvar-nos da catástrofe ambiental – se as deixarmos

«As Lições das Árvores» é o novo livro de Peter Wohlleben.

Partilhar:

As Lições das Árvores é o mais recente livro do autor bestseller Peter Wohlleben, que aborda as questões relacionadas com a sustentabilidade da vida na terra, do ponto de vista dos sábios seres que a sustentam: as árvores. Afinal, são elas que nos podem salvar da catástrofe ambiental – se as deixarmos.

 

Com um tema que não podia ser mais pertinente e mantendo um tom igualmente crítico e o mesmo registo de curiosidade científica do seu livro A Vida Secreta das Árvores, não é de admirar que As Lições das Árvores já tenha vendido mais de 4 milhões de exemplares em todo o mundo.

 

«As árvores não são (…) seres obrigados a aguentar passivamente as mudanças que a nossa espécie provoca no clima global. Pelo contrário, são criadoras do seu meio ambiente e reagem quando algo ameaça escapar ao seu controlo. Para se conseguirem adaptar com êxito às mudanças, as árvores precisam sobretudo de duas coisas: tempo e sossego. Cada interferência na floresta faz este ecossistema regredir, impedindo-o de encontrar um novo equilíbrio. Se o leitor ou a leitora tem por hábito passear pela floresta, talvez já se tenha apercebido, pela acentuada desflorestação que ocorre há séculos, da forma como a engenharia florestal contemporânea prejudica esse equilíbrio. Mas há esperança! Por toda a parte, a floresta retorna, com rapidez e com força, bastando permitirmos que o faça (…). Com uma boa dose de humildade, mas também de otimismo em relação às capacidades de autorregeneração da natureza, o futuro pode ter uma cor predominante: a verde!»

 

Um livro de leitura obrigatória, nas livrarias a 10 de março.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK