Para a Vida Toda Valer a Pena Viver
Agora, junta-se aos leitores como caminhante no trilho da vida e do envelhecimento, oferecendo dicas práticas, conselhos e belas histórias neste guia de bem-viver.
Vamos começar por encarar uma verdade difícil? Vamos lá: Sim, vamos todos envelhecer (se tivermos sorte). E depois disso, morrer. Por muito que tentemos disfarçar, sabemos que, como diz o povo, «daqui ninguém sai vivo».
Mas uma questão que evitamos colocar é: Como vivemos até essa saída?
O que é preciso fazer para tornar o nosso corpo habitável, a nossa mente sã e o nosso espírito elevado enquanto não chega essa hora? Dito de outra forma: Como podemos envelhecer bem?
Já sabemos parte da resposta; conhecemos a importância da boa alimentação e da atividade física, por exemplo. Mas a médica geriatra e especialista em cuidados paliativos Ana Claudia Quintana Arantes apresenta aqui novas perspetivas para cuidarmos da saúde do corpo. Sabemos que é importante ter amigos, mas ao longo destas páginas aprenderemos ferramentas para estreitar esses laços e até cultivar novas relações. Sabemos que o cérebro precisa de estímulos extra com o passar dos anos, e a autora mostra-nos precisamente como fortalecê-lo para evitar as doenças que corroem a lucidez. Sabemos que haverá perdas, de amigos e familiares, mas também de independência e vitalidade.
Para a Vida Toda Valer a Pena Viver ensina-nos a lidar com os lutos quotidianos do envelhecimento sem perder de vista que ainda estamos vivos e que a vida vale a pena ser vivida. Porque é possível construir uma velhice que não nega as grandes transformações que o tempo traz, mas busca o bem-estar e a alegria até o último suspiro.