2022-06-15

Zoobiquidade: vai descobrir que a principal diferença entre nós e os animais… é acharmos que existe uma diferença.

«Zoobiquidade», escrito em coautoria pela cardiologista Barbara Natterson-Horowitz e pela jornalista científica Kathryn Bowers, consiste numa abordagem profundamente inovadora, transcendendo as fronteiras das disciplinas e das espécies, que vai transformar o modo como vê o mundo animal – e como se vê a si mesmo.

Partilhar:

Zoobiquidade é o primeiro livro a explorar muitos dos problemas de saúde comuns a seres humanos e outros animais, trazendo à luz descobertas reveladoras sobre potenciais tratamentos para doenças como a diabetes, o cancro, e doenças cardíacas e mentais.

 

«Este livro não é sobre testes em animais. Nem é sobre as complexas e importantes questões éticas relativas à investigação laboratorial efetuada em animais. Em vez disso, é a introdução de uma nova perspetiva, que poderá melhorar a saúde tanto de pacientes humanos como animais. Esta perspetiva parte de uma realidade simples: nas selvas, nos oceanos, nas florestas e nas nossas casas, os animais ficam por vezes doentes – tal como nós. Os veterinários observam e tratam dessas doenças numa grande variedade de espécies; e, ainda assim, os médicos tendem a ignorá-lo quase por completo. É uma falha grave, uma vez que poderíamos melhorar o nível de saúde de todas as espécies ao aprendermos como vivem os animais, como morrem, adoecem e se curam nos seus habitats naturais.»

 

O lançamento do livro contará com a presença de ambas as autoras e a apresentação estará a cargo de Catarina Lavrador, vice-presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos Veterinários e Docente da Universidade de Évora. O evento está integrado na conferência Zoobiquity – Female Health Across the Tree of Life e terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência na segunda-feira, dia 4 de julho, às 18h30.

 

Nas livrarias a 23 de junho.

 

Críticas de imprensa:

 

«As autoras não só apresentam uma argumentação plausível para a colaboração interdisciplinar, como o fazem através de uma escrita belíssima e cativante.»

New York Journal of Books

 

«Depois de ler este livro, nunca mais vai olhar para o seu cão, gato ou qualquer outro animal do mesmo modo.»

Publishers Weekly

 

«Um livro muito revelador (…). Tão transformador como as obras de Oliver Sacks, Michael Pollan e E.O. Wilson.»

Booklist

 

«Uma leitura provocante. É muito emocionante descobrir o quanto o reino animal tem para ensinar.»

The Daily Beast

 

«Um livro revelador e cativante que nos oferece uma perspetiva completamente nova dos nossos vizinhos peludos e alados.»

The Boston Globe

 

«Um manifesto tão cativante quanto divertido que propõe uma nova abordagem à saúde e ao bem-estar; interessante não só para veterinários como para todos os animais humanos.»

The Observer

 

«Cheio de história irresistíveis.»

New Scientist

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK