Xiu yang, abreviatura do ditado «Xiu xin yang xin», significa cultivar o coração, alimentar o coração, e é o fundamento das práticas chinesas espirituais e terapêuticas. Há séculos que o seu objetivo é uma boa saúde, uma vida longa e feliz e a harmonia com o mundo natural.
No livro Xiu Yang, já disponível nas livrarias portuguesas, a autora Mimi Kuo-Deemer convida-nos a desacelerar, simplificar e saborear a nossa experiência numa cultura dedicada à velocidade e na qual nenhum esforço pode ser demasiado. Com esta leitura, aprenderá diversas práticas experimentadas e testadas para nos ajudar a cultivar uma abordagem de vida diferente, mais harmoniosa e mais equilibrada. No fundo, Kuo-Deemer traz-nos um guia de estilo de vida que ensina a antiga arte chinesa da autocultivação.
«Cuidar de um jardim não é muito diferente de cuidar da nossa casa, cuidar de uma relação ou cuidar da saúde. Se limparmos e arrumarmos regularmente a casa, ela será um sítio tranquilo e maravilhoso para viver e para partilhar com os convidados que nos são queridos. Se investirmos tempo e energia nas nossas relações, construímos ligações duradouras com maiores probabilidades de sobreviver às provas do tempo. E em lado nenhum se demonstra mais obviamente os resultados destes cuidados consistentes do que através da presença de boa saúde, clareza mental e alegria.»