2021-05-07

«Touro Como Nós», de Luís M. Vicente: Uma abordagem estritamente científica de um tema polémico e fraturante

«Touro Como Nós», de Luís M. Vicente, é um livro sobre animais. Sobre as suas emoções, sobre os seus sentimentos, sobre o seu sofrimento.

Partilhar:

O autor, que é biólogo, professor universitário e investigador integrado no Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, escreve este ensaio em coautoria com Ngombe, um touro, e explica a festa brava de uma perspetiva biológica. Para o fazer, parte de uma fascinante exposição da consciência animal e da própria constituição daquilo a que chamamos vida, com considerações esclarecedoras mas sempre desafiantes sobre a natureza da senciência, do prazer e da dor, da perceção do mundo e do comportamento animal - tanto humano como não-humano.
 

No fundo, Touro Como Nós trata-se de uma abordagem estritamente científica de um tema polémico e fraturante que tem estado na agenda política e sociológica de Portugal nos últimos anos. Tal como diz o autor, «Uma discussão sobre sofrimento, a qual é o objetivo deste livro, não pode ser baseada em senso comum, em crenças, em preconceitos religiosos ou em subjetividades. Ela só faz sentido se o seu campo for o campo da ciência».
 

Este livro encontra-se já em pré-venda e chegará às livrarias na quinta-feira, dia 13 de maio. O lançamento online terá lugar no dia anterior, quarta-feira, dia 12 de maio, às 21h00, na página de Facebook da Pergaminho.

Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao navegar estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade. Tomei conhecimento e não desejo visualizar esta informação novamente.

OK