Os livros do autor atingiram o marco de mais de 320 milhões de exemplares vendidos em mais de 170 países, tornando-o no autor mais traduzido da língua portuguesa, publicado em 88 línguas. Paulo Coelho chegou a ter cinco títulos na mesma lista de livros mais vendidos, uma meta que nenhum outro autor conseguiu alcançar.
«O Alquimista», obra de maior sucesso do autor, lançado em junho de 1988, detém o recorde de ter permanecido durante 427 semanas consecutivas na lista de livros mais vendidos do jornal The New York Times, e, em 2022, alcançou a extraordinária marca de 650 semanas consecutivas na lista de mais vendidos do jornal USA Today.
Este romance, elogiado e recomendado por líderes mundiais como o ex-presidente americano Barack Obama, a ativista paquistanesa e prémio Nobel da Paz Malala Yousafzai e o ex-secretário geral das Nações Unidas, o sul-coreano Ban Ki-moon, entre outros, continua a despertar a admiração de leitores em todo o mundo. Ao contar a história de um pastor andaluz que viaja para o deserto egípcio, o autor demonstra que o universo conspira a favor daqueles que acalentam um desejo genuíno por algo, tornando-o um testemunho inspirador e intemporal.