2023-09-25

Educar Sem Perder a Cabeça

Desde cedo interiorizamos a ideia de que os pais são superiores aos filhos e que os filhos devem fazer sempre o que os pais lhes dizem. Fomos convencidos de que as crianças têm de ser controladas e temos medo de ser permissivos ao educá-las com respeito. No livro «Educar Sem Perder a Cabeça», de Tania García, percebemos que as crianças não devem crescer à imagem dos seus pais pois isso leva a que se sintam inseguros e inferiores, com tendência para desenvolverem uma baixa autoestima. A missão dos pais deve ser a de guiar os seus filhos, amando-os e respeitando-os como eles são.

Partilhar:

Tania García pretende dar a conhecer a teoria e a prática necessárias para educar crianças. Nenhuma criança se pode formar por completo e tornar-se um adulto saudável quando é incitado pelos pais a ser alguém que não é. Assim, quando as crianças não podem exprimir o que sentem e quando o sentem ao longo da infância e da adolescência é muito prejudicial. «Somos donos da nossa vida, não somos donos da vida dos nossos filhos.»

Quando se compreende os ritmos das crianças e se dá ouvidos às suas necessidades, quando lhes damos a oportunidade de serem quem são e de exprimirem as suas emoções enquanto seres humanos iguais a nós, a vida torna-se muito mais simples e feliz.