2022-11-09

De Que Falamos Quando Falamos de Violência Sexual Contra Crianças

O abuso sexual de crianças não é um assunto fácil nem leve para se abordar em conversa com amigos ou familiares. O tema pode gerar mal-estar e desconforto, mas evitá-lo ou ignorá-lo pode ter consequências mais graves.

Partilhar:

O livro «De Que Falamos Quando Falamos de Violência Sexual Contra Crianças» atua como um guia necessário para alertar as mães, pais e pessoas cuidadoras, dando-lhe as ferramentas necessárias para a prevenção destas situações. Um dos passos fundamentais nesta aprendizagem é deixar de ver o tema como tabu e como «algo que só acontece aos outros», empoderando as crianças desde cedo para o conhecimento do seu corpo e do respeito que o mesmo merece, criando um ambiente familiar aberto e participativo, onde há espaço para discutir todos os assuntos, até os mais desagradáveis.

Com este livro, Ângelo Fernandes pretende informar e convidar à reflexão numa ótica que promova a prevenção do abuso sexual contra menores uma vez que a desinformação sobre este tipo de crime dificulta a tarefa de saber como agir e dá espaço aos abusadores para continuarem os abusos.

«Cabe-nos a nós, aos adultos, proteger as crianças, garantir-lhes um desenvolvimento harmonioso e a sua segurança.» Ângelo Fernandes

«O livro que faltava para famílias e profissionais, resultado de um trabalho, único, na prevenção da violência e abuso sexual contra crianças.» Vânia Beliz (Autora, Psicóloga, Sexóloga e Investigadora em Saúde Infantil)